Pular para o conteúdo principal

Exploração sexual de crianças e adolescentes

Exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil do século XXI

há 3 anos

A exploração de crianças e adolescentes é assunto sempre em pauta na sociedade, porém não tem sido tratado com tanta relevância como deveria. Há grande esperança deste quadro ser revertido, eliminando drasticamente a prática dessa crueldade. Temas como precaução, penalidade e inclusão das vítimas na coletividade estão sendo regularmente debatidos, assim como a legislação que as protege. Há também criação de documentos internacionais com objetivo de regulamentar este crime.

É lastimável que em pleno século XXI ainda exista esse tipo de abuso. Cabe a cada cidadão fazer sua parte, denunciando essa atitude deplorável. Porém a exploração de menores não é criação dos dias atuais, tendo sua origem firmada em séculos passados. Até o século XVII quando a criança obtinha a independência de seu cuidador ela já era considerada parte da “Polis”, devendo agir como uma adulta, participando até mesmo de orgias e jogos sexuais.

Com a evolução humana, houve também um desenvolvimento nos direitos humanos das crianças e adolescentes, tornando-os sujeitos de direito. Tal progresso levou a legislação brasileira ao Artigo 227 da Constituição Federal de 1988 e ao Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, o famoso ECA (principalmente em seus artigos: 5º, 240 à 241-E, etc), aqueles seres desprotegidos passam a partir de então a serem vistos e reconhecidos como sujeitos em momento de formação e detentores de direitos.

“Art. 227CF/88 - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

§ 4.º A lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente.”


O Brasil sediou o 3º Congresso Mundial de Enfrentamento à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, além de dar proteção à criança e ao adolescente por meio do judiciário supra citado. Porém, mesmo com toda esta preocupação com o assunto, ainda são praticados crimes contra estes indivíduos. Temos uma decisão do STJ, divulgada em 27 de março de 2012, que chocou não apenas o âmbito jurídico, mas também todos os demais cidadãos que souberam sobre tal deliberação. Esta decisão inocentou um acusado de estuprar 3 meninas de 12 anos que se prostituíam, tal decisão foi tomada levando em consideração que “as vítimas, à época dos fatos, lamentavelmente, já estavam longe de serem inocentes, ingênuas, inconscientes e desinformadas a respeito do sexo”, palavras da própria relatora do caso. Ela leva os leitores da decisão a concluírem que as meninas devem continuar aonde estão, pois este seria em tese o destino que cabia a elas.

Tudo isto nos leva a pensar nos próximos grande eventos que terão como sede o Brasil, a Copa do mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Com tais eventos o país receberá grande número de visitantes e turistas, o que possivelmente agravará os índices da exploração sexual de menores. O mais lamentável é que se nem mesmo os cidadãos brasileiros cumprem as regras, não é coerente exigir que os estrangeiros o façam.

Há de se falar e observar os tratados internacionais admitidos pelo Brasil, temos como principal exemplo a Declaração Internacional dos Direitos da Criança, de 1989. Caso haja embaraço com relação as regras do país deverá recorrer-se até mesmo a ONU (Organização das Nações Unidas) ou a OEA (Organização do Estados Americanos), para que sejam tomadas providências e penalizações para esse tipo de atitude, que de forma alguma pode ser admitida. Os efeitos desse delito com relação as vítimas são muitos, tanto físicos quanto psicológicos, a reintegração da criança e do adolescente na sociedade normalmente é sofrida e dolorosa, sendo um processo muito lento.

Infelizmente quem mais sofre com esse tipo de crime são os menores de classe baixa, a necessidade financeira e a desigualdade social acaba vitimizando crianças e adolescentes que são selecionados para serem explorados sexualmente, estas crianças ficam mais vulneráveis e normalmente aceitam esse tipo de “trabalho” para ter como sobreviver.

Uma das maiores dificuldades que esses pequeninos enfrentam é a falta de apoio e sustentação familiar, onde esta não cumpre com o seu papel como deveria, faltando aos filhos, educação, alimentação de qualidade e principalmente o respeito e o carinho; os pilares mais importantes para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente e possivelmente a melhor forma de precaução para o fim da exploração sexual dos mesmos.

Outro grande problema é o desemprego e o salário mínimo que não consegue suprir as necessidades básicas da família, o que contrária o dispositivo constitucional mencionado a seguir:

“Art. CF/88: São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

IV- salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim”


Todos esses fatores majoram a fragilidade das crianças e adolescentes com relação àqueles que procuram aproveitá-los para fins de exploração sexual comercial. Esses prováveis motivos precisam ser analisados de forma mais específica pela sociedade devendo chegar então a soluções cabíveis para o caso, esse dever não é exclusivo da sociedade, como já dito, pertence também a família e ao Estado que muitas vezes permanece inerte. Entretanto ainda é muito difícil reintegrar à sociedade esses que tão pequenos já sofreram muito, tal sofrimento leva essas crianças a criarem traumas que talvez nunca serão superados e quiçá poderá levá-las até mesmo ao mundo do crime, tendo em vista que ninguém está a salvo de cometer erros e elas estão mais vulneráveis a essas possibilidades.

FAÇA SUA PARTE, DENUNCIE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 mulheres mais bonitas do mundo

Heard surge na primeira posição em pesquisa feita por médico britânico Segundo cientistas, a deslumbrante Amber Heard é a mulher mais bela do mundo (Foto: Getty Images) Para você, quem são as mulheres mais belas do mundo?  Angelina Jolie ,  Gisele Bündchen , Candice Swanepoel ? Por incrível que pareça, nenhum destes três famosos nomes surge na pesquisa lidertada pelo médico britânico  Julian De Silva  e realizada pelo  Centre for Advanced Facial Cosmetic and Plastic Surgery  (Centro de Cosmética Facial Avançada e Cirurgia Plástica). Baseado na antiga filosofia grega da proporção áurea, além de mapeamentos computadorizados dos rostos das celebridades internacionais, descobriu-se as dez mulheres que têm a simetria e as proporções "ideais" da face. Em primeiro lugar, como a mais bela do mundo?  Amber Heard ! "Com esta tecnologia inovadora, nós conseguimos resolver alguns dos mistérios em torno do que realmente torna uma pessoa fisicamente bonita", explica o méd

BLUE WHALE CHALLENGE: O JOGO DA BALEIA AZUL.

ATENÇÃO PAIS!!! ESTA MATÉRIA SERVE DE ALERTA PARA TODOS VOCÊS! PRESTEM BASTANTE ATENÇÃO NOS SEUS FILHOS! POIS IREMOS FALAR HOJE DE UM JOGO COM 50 DESAFIOS. E O ÚLTIMO DESAFIO É.... TIRAR A PRÓPRIA VIDA! ENTÃO SENTE-SE E VENHA CONOSCO LER SOBRE: BLUE WHALE CHALANGE(O DESAFIO DA BALEIA AZUL) EXISTE UM JOGO CHAMADO AQUI NO BRASIL COMO O DESAFIO DA BALEIA AZUL. O JOGO QUE FICOU FAMOSO NO VK "MATOU" MILHARES DE  JOVENS AO REDOR DO MUNDO ENTRE 12 E 16 ANOS. Que é o jogo da baleia azul? É descrito como um jogo, mas o Blue Whale Challenge está longe de ser um jogo. Adolescentes jovens que aceitam o desafio são incentivados a completar uma série de tarefas que ficam cada vez mais sinistros e no final do jogo o jogador é instado a tirar a própria vida, a fim de "ganhar". O jogo do suicídio da baleia azul vai por muitos nomes including "uma casa silenciosa," um mar das baleias "e" acorda-me acima em 4:20 am. " Demor

As provas mais engraçadas do mundo 2

Alguns modelos de respostas mais idiotas ou criativas que se podem dar em uma Prova  Você ganhou um descanso, vá corrigir a próxima prova.   Aí o professor corrige a sua mesmo!. O que é mais engraçado nessa imagem? O professor que deu certo ou a resposta? Esse aí é bom de química Sem comentarios... Viva la Revolución! ...Ronaldo, Brilha muito no Corinthians hmm..... Aleluia Irmão! Não entendeu? Joga no google! Principalmente, se o aluno for carioca, morô!? Faça como esse, estudar pra que? Jogue  RPG ! (RIMOU) Exemplo de um vírus envelopado:  Antrax ! Sacou? o que esta errado?.