Educação Física é um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do movimento humano. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais.
Quando se fala emEducação Física, imediatamente pensamos naquela disciplina do colégio onde se pratica Vôlei, Basquete, Futebol. E aí vem a dúvida: mas aquilo não é aula de esporte? Qual a diferença?
O termo Esporte refere-se a diversas modalidades organizadas. É uma atividade física que envolve regras e, geralmente, competição entre os participantes.
Já a Educação Física é um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do movimento humano. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais.
Formação do profissional de Educação Física
O curso superior deEducação Físicatem duração média de 4 anos e inclui, em seu currículo, matérias nas áreas de Biológicas como Anatomia, Fisiologia e Ortopedia, além de Estatística, Administração, Economia e Desenvolvimento Motor. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Ao final do curso, o bacharel emEducação Físicaestá habilitado para trabalhar em clubes, academias, centros esportivos, empresas, planos de saúde, hoteis, condomínios e qualquer espaço de realização de atividades físicas.
Para lecionar nos ensinos fundamental e básico, entretanto, é necessário o diploma de licenciatura emEducação Física.
Diferença entre Educação Física e Ciências do Esporte
Existe muita confusão em relação aos cursos deEducação Físicae de Ciências do Esporte. Na verdade, os módulos básicos dos dois cursos são os mesmos. Porém mais tarde, quando os cursos se separam, o bacharel em Esportes passa a estudar em profundidade as modalidades esportivas mais populares.
O profissional formado em Ciências do Esporte pode atuar como técnico, preparador físico de atletas, gestão e marketing esportivo, e na organização de eventos esportivos. Na prática, entretanto, esses profissionais disputam as mesmas vagas no mercado de trabalho.
Áreas de atuação do profissional de Educação Física
O profissional deEducação Físicapode trabalhar com:
• Condicionamento físico
Auxiliando na realização de exercícios individuais como personal trainer, ou em clubes, academias de ginástica ou empresas para melhorar a saúde física das pessoas.
• Performance
Orientando atletas e equipes esportivas nos treinos e preparação para competição, de forma individual ou como parte de equipes multidisciplinares compostas por médicos, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros profissionais.
• Ensino
Dando aulas nos ensinos fundamental e médio (desde que tenha licenciatura em Educação Física)
• Recreação
Coordenando atividades recreativas a hóspedes em hoteis e navios, ou associados de spas, clubes e condomínios
• Grupos especiais
Instruindo e acompanhando gestantes, idosos, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes
• Terceiro setor
Desenvolvendo e implantando projetos sociais através do esporte
• Turismo ecológico
Coordenando atividades ao ar livre, como rapel, escalada, trekking, montanhismo, exploração de cavernas, entre outras
O que precisa para ser um profissional de Educação Física
Para exercer a profissão, é obrigatório o registro no Conselho Federal deEducação Física(CONFEF). Nos estados, o CONFEF é representado pelos Conselhos Regionais deEducação Física(CREF). E, para dar aulas nos ensino básico e fundamental, é necessário ter diploma de licenciatura emEducação Física. Um problema enfrentado pelo mercado é a tolerância à prática de não-profissionais em diversos de seus setores, o que pode oferecer riscos à saúde e à integridade física dos praticantes.
Cleide Tanabe, Jornalismo Portal EF
Educação Física na qualidade de vida: mais disposição física e mental
07/06/2013
– Melhora a alimentação;
– Controla o estresse;
– Aumenta o bem-estar;
– Aumenta a capacidade física;
– Diminui o cansaço.
Benefícios psicológicos
– Criatividade;
– Satisfação;
– Diversão;
– Melhora do sono;
– Aumento de índices de felicidade.
Isso acontece devido ao grau de satisfação da pessoa no momento da atividade física, além das ligações químicas e liberações hormonais mesmo depois de terminar os exercícios.
– Artes Marciais: ensina disciplina, concentração, respeito ao próximo, oferece equilíbrio psicológico, aumenta a coordenação motora, desenvolve musculatura e articulações;
– Futebol, vôlei, basquete: incentiva a socialização e os trabalhos em equipe, eleva a capacidade cardiovascular e habilidades motoras;
– Natação: trabalha sistemas cardiovascular e respiratório, aumenta a resistência física, melhora a propriocepção;
– Tênis: aumenta a capacidade de concentração, desenvolve musculatura, flexibilidade, velocidade, agilidade, coordenação motora;
– Balé: aumenta resistência física, respiração, estimula a coordenação, a lateralidade, desperta a criatividade.
Para idosos
Para pessoas com baixa capacidade de movimento, como é o caso de alguns idosos, o ideal é começar com exercícios aeróbios de baixo impacto:
– Caminhadas lentas;
– Bicicleta ergométrica;
– Hidroginástica;
– Musculação com pouco peso;
– Alongamentos;
– Yoga;
– Pilates.
Comentários
Postar um comentário